top of page

6 motivos para certificação ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para que uma empresa possa planejar, implementar, monitorar e melhorar continuamente um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a fim de melhorar seus processos internos, aumentar a satisfação dos clientes, obter resultados sustentáveis para o negócio e buscar a excelência.

6 motivos para certificação ISO 9001

Por ser uma norma que apresenta requisitos genéricos, é aplicável a qualquer tipo de empresa, seja ela pública ou privada, de pequeno ou grande porte, que comercialize produtos e/ou serviços, independentemente do segmento de atuação. Cada empresa, de acordo com sua cultura e particularidades deve identificar as melhores práticas, metodologias e ferramentas para estruturar um SGQ adequado ao seu contexto interno e externo, bem como ao seu direcionamento estratégico.


Neste sentido, destaco 6 motivos pelos quais uma empresa deve obter a certificação ISO 9001.


1º - Melhoria nos processos

Um dos aspectos fundamentais da ISO 9001 é a estruturação dos processos internos da empresa o que possibilita conhecer e mapear as atividades da rotina, a sequência e interação entre os processos e departamentos, as responsabilidades de cada indivíduo e o planejamento dos recursos necessários para o bom funcionamento do negócio. Além de identificar os riscos e oportunidades que podem afetar os resultados desejados e a satisfação do cliente e definir instrumentos de monitoramento e controle dos resultados dos processos.


2º - Equipe engajada

Através da estruturação de um SGQ, a empresa promove a conscientização e o engajamento das pessoas com o propósito da qualidade e com o foco na satisfação do cliente. Além disso, o alinhamento e melhoria no fluxo dos processos permite maior compreensão das pessoas quanto às suas atividades, responsabilidades e papel na busca pela melhoria contínua, o que faz com que o ambiente e a rotina de trabalho fluam com mais facilidade, agilidade e maior compromisso das pessoas. Este alinhamento dos processos traz melhoria na comunicação e relacionamento entre as áreas e departamentos da empresa, melhorando assim o clima e o ambiente de trabalho.


3º - Aumento da qualidade total

Como um dos enfoques da ISO 9001 é a busca pela melhoria contínua dos processos e da própria empresa, um elemento bastante importante que faz parte do SGQ é a avaliação do desempenho dos processos, onde a empresa deve estabelecer métodos para monitoramento, medição, análise e avaliação contínua do desempenho de seus processos, produtos e serviços, o que contribui para a identificação de necessidades de melhorias que visem aumentar a qualidade interna e a satisfação do cliente.


4º - Reconhecimento da marca

Ao ser certificada pela ISO 9001, a empresa conquistará maior credibilidade de sua marca no mercado ao demonstrar o compromisso com a qualidade e melhoria contínua dos seus produtos, serviços e processos internos a partir da adoção de padrões internacionais de gestão da qualidade. Este reconhecimento possibilitará a empresa conquistar novos mercados, fechar novos negócios e aumenta seu potencial de fornecimento de produtos e serviços para empresas de grande porte (nacionais e internacionais), que exigem cada vez mais de seus fornecedores um alto padrão de qualidade.


5º - Maior satisfação dos clientes

Como um dos principais propósitos do SGQ estabelecido pela ISO 9001 é a busca pelo aumento da satisfação dos clientes, os processos internos são estruturados e executados levando sempre em consideração as necessidades e expectativas dos clientes a fim de atender estas demandas e assim conquistar a confiança, reconhecimento e fidelização dos consumidores à marca. O SGQ também permite a empresa realizar o monitoramento da percepção dos clientes em relação aos seus produtos e serviços através de pesquisas de satisfação, análise e tratamento de reclamações e o estabelecimento de uma comunicação e relacionamento contínuo com o mercado, o que permitirá a obtenção de informações para realização de melhorias nos processos internos, produtos e serviços, visando atender de forma satisfatória e contínua os requisitos dos consumidores.


6º - Melhores resultados

A partir da estruturação, planejamento e padronização dos processos e com um monitoramento e controle da operação através do acompanhamento dos objetivos, indicadores e metas associados aos processos, a empresa deve avaliar o seu desempenho no atendimento às necessidades e expectativas dos clientes e levantar oportunidades de melhoria para aumentar continuamente a satisfação dos mesmos. Além disso, um SGQ bem estruturado e compreendido por todos da empresa possibilita uma melhoria na comunicação e interação entre os departamentos, redução de custos devido ao aumento na eficiência dos processos, melhor uso dos recursos internos, redução de desperdícios, melhoria no fluxo dos processos, maior agilidade no atendimento ao cliente e aumento da produtividade, o que trará à empresa resultados mais expressivos para alavancar o negócio.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page