2 tipos de motivação humana e como utilizá-las para alcançar o seu propósito


Em seu livro “O poder da decisão”, Steve McClatchy descreve como as decisões ficam cada vez mais difíceis à medida que vão ganhando complexidade e consequências mais sérias. Porém, quanto mais efeitos tiver uma decisão, mais necessária ela será.

Segundo o autor, existem dois tipos de motivação humana: o ganho, referente a algo que você deseja, e a prevenção da dor, que se volta a algo que você quer evitar. Esses fatores remetem sentimentos de realização e ocupação, respectivamente. Podem ser aplicados em todos os setores da sua vida, inclusive seus negócios.

Mesmo sendo aconselhado utilizar a combinação dos dois, o estimulo através do ganho deve ter maior destaque pois gera resultados mais positivos, uma vez que te conduz para o futuro e para onde você quer chegar, te lembrando sempre do seu propósito e da direção que você quer seguir. Em contrapartida, as tarefas motivadas pela tentativa de prevenir uma dor, podem não te impulsionar com tanta eficiência, porém, quando não feitas, acarretam consequências, já que carregam consigo uma certa obrigatoriedade de cumprimento.

Entendido isso, é necessário saber que o que vai te fazer mudar ou melhorar de vida é sua diferenciação, as decisões que você toma e o que faz para crescer. As obrigações, comumente as pessoas tentam cumprir, mas só aqueles com um propósito e um sonho conseguem se destacar e fazer muito além do que ‘’é para ser feito’’.

É preciso ponderar a importância e a urgência de cada uma das atividades, entendendo como priorizar bem as demandas de acordo com seus resultados e seu prazo. Isso é tão necessário quanto saber, de acordo com o seu objetivo, o que pode ser delegado ou não, uma vez que, para realizar tarefas de ganho, você precisará dedicar tempo, atenção e não só saber administrar sua vida, como também liderá-la.

A administração tem a ver com a manutenção de setores, mais interligada com atividades de prevenção da dor. Já a liderança refere-se ao aprimoramento do contexto, o que tem ligação com objetivos de ganho e mudança de vida.

Liderar e administrar sua vida são ferramentas que vão permitir soluções para todas as suas desculpas na hora de realizar atividades não obrigatórias. ‘’Não tenho tempo’’, ‘’Estou cansado’’, ‘’Tenho muito o que fazer’’, são apenas pretextos. Quando, na realidade, são justamente essas tarefas de ganho que vão te dar motivação e entusiasmo para sair da zona de conforto, já que apresentam resultados mais positivos e perceptíveis.

A motivação para alcançar um objetivo decorre também do equilíbrio de viver o que se quer, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. As tarefas de prevenção de dor se caracterizam por sempre se renovarem e por isso te dão a sensação de exaustão. Inserir uma atividade de ganho na sua rotina, fará com que você deixe de ter resultados neutros e passe a avançar para mais perto de suas metas.

É necessário equilibrar seus desejos e vontades, de modo que o estresse e o esgotamento não controlem toda a sua vida, mas sim, você saiba controlá-los para progredir, aumentar sua produtividade e renovar suas energias constantemente. A satisfação de conquistar o que almeja - seja um bem, uma viagem, uma promoção, um novo livro etc.- te dará motivação para continuar realizando suas atividades.

Uma pessoa motivada aproveita bem seu tempo e entende que, do mesmo jeito que esse é um recurso precioso, é também limitado. Muitas vezes rotulamos que não estamos disponíveis e, por muitas vezes, o nosso tempo de vida realmente acaba. Essa é uma possibilidade real e devemos sempre a levar em conta na hora de tomar uma decisão e abdicar de algo.

Para que sua jornada seja percorrida do melhor jeito, é importante estar preparado. Agendas de programação, estabelecimento de metas e planejamento de rotina e compromissos, são ferramentas que podem e vão te auxiliar a ter disciplina no processo de ganho.

É necessário que você se questione: Quais experiências quer viver? O que quer ter feito quando seu tempo acabar? Estará satisfeito consigo mesmo quando isso acontecer? Você é o responsável pelas respostas dessas perguntas e o único capaz de liderar a sua vida. Descubra com o que você quer e não quer gastar seu tempo, entenda o que você busca e se planeje para viver isso.


0 visualização

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.