Propósito, Maestria e Autonomia: fatores decisivos para motivar sua equipe.


Nenhum empreendimento conseguirá atingir o sucesso desejado sem antes investir no desenvolvimento contínuo de sua equipe. Por este motivo, é cada vez mais frequente a adoção de práticas que motivem os colaboradores a desempenharem um bom trabalho, mantendo um relacionamento mais significativo e de longo prazo com a organização.

Um colaborador motivado, além de ser mais produtivo e engajado, fortalece o trabalho em equipe, sendo capaz de aumentar os ganhos da organização, impactando positivamente em sua autoestima no trabalho e crescimento dentro da empresa.

O estímulo à motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho precisa fazer parte da estratégia organizacional. Isso despertará nos colaboradores o desejo de cumprir metas, atingir resultados e vestir a camisa da empresa.

Com o objetivo de impulsionar o desempenho no ambiente de trabalho, as empresas têm focado cada vez mais em estratégias de motivação extrínseca, como: um plano de carreira, salários e benefícios bem definidos, lideranças motivadoras, treinamentos constantes, estabelecimento de desafios e recompensas, um ambiente de trabalho saudável, entre outros. A motivação extrínseca é gerada por fatores externos às atividades que o funcionário executa, por este motivo são palpáveis e fáceis de implementar.

Porém, não são apenas esses fatores que motivam as pessoas, já que existem vontades e desejos próprios de cada colaborador, que não são do conhecimento da empresa. Existem 3 motivadores principais que as empresas precisam entender com mais afinco e que surgem de dentro do próprio indivíduo, estando relacionados a motivação intrínseca, são eles:

Propósito: Está ligado a missão da empresa, ou seja, sua razão de existir. Cabe a organização criar uma cultura com forte senso de propósito, permitindo com que o colaborador se sinta engajado e comprometido com uma “causa maior”.

Maestria: É importante que a empresa ofereça às pessoas a oportunidade de desempenharem um trabalho do qual se sintam orgulhosas em realizar. Isso significa criar um ambiente no qual as pessoas são capazes de buscar a excelência e serem valorizadas por seus talentos e esforços.

Autonomia: Proporcionar aos colaboradores liberdade para realizar atividades e tomar determinadas decisões, permitindo com que se expressem com mais facilidade, sendo criativos e capazes de apresentar resultados satisfatórios. Dessa forma, a empresa deverá criar uma atmosfera no ambiente de trabalho na qual os colaboradores possam estar constantemente em processo de aprendizagem.

Um colaborador motivado se sente satisfeito com o trabalho, engajado com o propósito da empresa e promotor interno da marca da organização. Mas, para que isso aconteça, a organização precisa estar comprometida em repensar suas práticas de estímulo à motivação no ambiente corporativo.


0 visualização

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.