As 5 Soft Skills mais valorizadas pelo mercado em 2020


As transformações digitais e o novo mercado de trabalho estão requerendo cada vez mais adaptações de seus profissionais frente às mudanças e o desenvolvimento de novas habilidades que acompanhem o ritmo frenético dos negócios.

No ambiente organizacional, existem 2 tipos de habilidades solicitadas pelas empresas, que compõem o perfil do profissional e variam conforme os requisitos de cada cargo.

A primeira são as Hard Skills, conhecidas em português como habilidades técnicas que são facilmente identificadas no currículo e que podem ser comprovadas através de diplomas e certificações. Alguns exemplos de Hard Skills são: Excel avançado, doutorado, proficiência em língua estrangeira, certificações técnicas, entre outros.

Por sua vez, as habilidades relacionadas a nossa relação e interação com outras pessoas são denominadas no inglês como Soft Skills, ou em português habilidades comportamentais. As Soft Skills dizem respeito a forma como o profissional se relaciona consigo, com as pessoas e com o ambiente corporativo.

As Soft Skills não são facilmente comprovadas em um primeiro momento, sobretudo nos currículos, pois envolvem mais que um curso ou certificado. Porém podem ser percebidas a partir de atividades que coloquem a prova o comportamento do colaborador, tais como as dinâmicas de grupo e a observação de sua rotina de trabalho.

É fato que as empresas procuram profissionais com conhecimento técnico, mas estão dando cada vez mais importância para as habilidades comportamentais, já que possuir um currículo com muitas certificações não é mais o suficiente. Isso porque não é vantajoso para a organização contratar um profissional formado em uma faculdade renomada, com influência em algum idioma, mas que não possui habilidade de negociação, comunicação ou até mesmo uma boa relação interpessoal, por exemplo.

Com base no atual mercado de trabalho, elencamos as 5 Soft Skills mais procuradas e valorizadas pelas empresas para o ano de 2020. São elas:

Comunicação

Na era dos comunicadores, se comunicar de forma assertiva nunca foi tão importante. Essa habilidade requer saber se expressar de forma verbal e não verbal, escrita eficiente, ouvir atentamente e transmitir uma ideia que todos entendam. Não é apenas falar, é falar com poder de persuasão, estando atento aos detalhes e principalmente ao interesse do público ou cliente.

Pensamento Criativo

Diferente do que muitos pensam, a criatividade não é um dom, mas sim a capacidade do profissional propor soluções inovadoras e rápidas para os diferentes problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento da organização. Essa habilidade pode ser construída ou aprimorada através das observações e experiências do colaborador, de estudos e, até mesmo, exercícios que estimulem a criatividade.

Planejamento e Gestão do tempo

Para garantir a eficiência e a produtividade na execução das tarefas é importante que o profissional esteja atento a sua rotina de trabalho. O colaborador pode garantir o planejamento e gestão do tempo eficientes, planejando suas atividades de acordo com a prioridade, prazos de entrega e o impacto que ela causará na organização após ser concluída.

Liderança

A liderança aqui abordada não diz respeito ao poder que o colaborador possui de acordo com seu nível hierárquico, mas a capacidade que o indivíduo tem de liderar suas próprias ações. A busca por esse perfil tem se tornado cada vez mais frequente, já que um bom líder é independente, capaz de trabalhar em equipe, ser proativo, assumir riscos, propor soluções e, principalmente, ter uma comunicação poderosa.

Resiliência

A resiliência é a base para o desenvolvimento de outras Soft Skill, e requer habilidade emocional e maturidade psicológica. O profissional com esta habilidade conseguirá se adaptar as mudanças, trabalhar sob pressão, lidar bem com novos desafios e, principalmente, manter o foco em momentos de crise.

Deste modo, ambas as competências técnicas e comportamentais são importantes para a organização, sendo importante desenvolvê-las de acordo com as exigências do mercado de trabalho, buscando um equilíbrio entre ambas.


0 visualização

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.