Como o método Sprint pode trazer soluções ágeis para seu projeto


A metodologia Scrum surgiu com o objetivo de buscar resultados satisfatórios para a empresa a partir da tomada de decisões em equipe. Esse modelo revolucionou a forma como os projetos são executados dentro da organização, sendo capaz de evitar o retrabalho, agilizar os processos, eliminar o desperdício de tempo e dinheiro, impulsionar a equipe e satisfazer as partes interessadas através da realização de um trabalho de qualidade.

Por considerar que nenhum planejamento é 100% previsível, o Scrum utiliza o método de inspeção e adaptação para avaliar o desempenho periódico da equipe. A partir deste modelo, é possível parar de tempos em tempos o que está fazendo, revisando o que já fez e se é viável continuar determinada atividade ou até melhorá-la. Isso permite com que a equipe possa identificar se está indo na direção certa, se estão atendendo aos objetivos do cliente e o que podem melhorar para entregar algo de valor.

Para isso, a metodologia Scrum tem como núcleo central o método Sprint, que em português significa “arrancada”, já que seu conceito é baseado nas corridas. O termo é utilizado para evidenciar a intensidade com que as tarefas de um projeto precisam ser realizadas, buscando solucionar de forma ágil todos os problemas que são identificados durante o processo.

O Sprint, também chamado de “caixa do tempo”, é composto por ciclos de trabalhos definidos com uma certa duração de tempo, que irão resultar na entrega do produto por etapas. Sua implementação tem como objetivo oferecer a equipe autonomia para analisar o desenvolvimento do projeto, fazendo, quando necessário, os devidos reparos no produto que será entregue.

Para que a execução do Sprint ocorra de maneira bem-sucedida, é preciso que as equipes tenham, no máximo, 7 participantes e que cada ciclo seja monitorado pelo “Scrum Master”, um profissional especializado que facilitará as reuniões, garantindo a transparência dos processos e o aprimoramento contínuo, sendo capaz de ajudar o time a remover obstáculos que encontrem durante o projeto, através das principais etapas:

1. Reunião de Planejamento

Nessa fase é onde acontecerá o alinhamento das atividades e como será conduzido cada processo. As equipes precisam saber qual a importância de cada atividade, o tempo que levará para finalizá-la e qual será o impacto para o cliente final.

2. Desenvolvimento

Início do Sprint, o ideal é que as equipes não sejam interrompidas durante este processo, para que consigam concluir o ciclo e só depois fazer os reparos necessários. Nesta fase a equipe se auto gerencia, sendo capaz de acompanhar o nível de entrega de cada integrante para o projeto, observando se uma atividade já foi feita, se está pendente ou em andamento.

3. Reunião Diária

Precisam ser breves e objetivas, e devem ser realizadas todos os dias no mesmo horário e com duração de, no máximo, 15 minutos. O ideal é que a equipe debata o que precisa ser feito para corrigir os erros que foram detectados e entender em que ponto do processo estão, a partir de três perguntas: o que eu fiz ontem que ajudará a equipe a concluir o Sprint? O que farei hoje que ajudará a equipe? E quais obstáculos a equipe está enfrentando?

4. Revisão

Ao final de cada ciclo do Sprint, uma parte do projeto precisa ser apresentada para as partes interessadas. Esta fase é a oportunidade para que os futuros usuários testem e validem o produto, acompanhando de perto seu desenvolvimento.

5. Retrospectiva

Após a fase de testes, a equipe se reúne e pensa naquilo que deu certo e o que poderia ser melhorado no Sprint seguinte. Para isso, é importante que o Scrum Master estimule todos os integrantes da equipe a dar opiniões.

No Sprint não importa o quanto o projeto seja desafiador, as tarefas precisam ser realizadas uma por vez, priorizando seu nível de impacto para o entrega final. Este método prepara a equipe para possíveis mudanças que podem ocorrer no projeto, sendo essencial que ao final de cada ciclo do Sprint, outro se inicie imediatamente.


0 visualização

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.