Banner 728x90..png

Case de sucesso – Como a Magazine Luiza se reinventou em um cenário de crise

22/06/2020

 

 

2015, 2016 e 2017 foram, de fato, anos muito difíceis no cenário econômico e político brasileiro - fase chamada por “a pior recessão desde os anos 90”. Muitas foram as consequências para o cenário econômico brasileiro como as quedas nas exportações, o aumento nas taxas de desemprego, queda drástica no consumo e retração contínua do PIB.  

 

Nesse cenário, a empresa Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do cenário brasileiro, chegou a ter a pior queda no preço das ações na B3 (bolsa de valores brasileira), em dezembro de 2015, a MGLU3 chegou à cotação histórica de R$1,00 por ação e com o lucro líquido caindo cada vez mais desde 2014. 

 

O que chamou a atenção do mercado foi como a empresa conseguiu se sobressair em um cenário caótico de crise e se valorizar em mais de 1000% em 4 anos. A empresa não só conseguiu sobreviver à crise como se adaptou, conquistou novos territórios e deu um salto gigantesco nas vendas, se tornando um case de sucesso que entrou para a história.

 

O fator impulsionador mais importante para esse resultado nesse cenário de crise foi a tecnologia. Entendendo o digital como o futuro do varejo, a empresa fez uma série de investimentos promovendo uma forte integração entre as lojas físicas e o e-commerce. Algumas dessas ações foram: ampliação do Luiza Labs (laboratório de inovação do Magazine Luiza), desenvolvimento de aplicativos para funcionamento interno nos setores de vendas, montagem, estoque e entrega (que otimizaram os processos, reduzindo o tempo empregado para realização das atividades), app do Magazine Luiza para clientes (que hoje é um dos principais aplicativos de e-commerce do mundo), “Lu no Whatsapp” (utilizando o Whatsapp, um dos aplicativos mais utilizados pelo brasileiros, para enviar mensagens personalizadas,  estreitando a relação com o cliente), investimentos na humanização da personagem Lu, entre outros.  

 

Os investimentos tecnológicos foram altos e o retorno também. Após um ano difícil para a empresa, finalizando 2015 com um prejuízo de 66 milhões de reais, o Magazine Luiza atingiu o lucro de 16 milhões de reais no primeiro semestre de 2016. Enquanto as vendas no setor de móveis e eletroeletrônicos diminui cerca de 15%, o Magazine Luiza cresceu as vendas em 3,6%, se tornando uma das empresas mais renomadas e sólidas no setor varejista, se consolidando como um dos maiores cases de sucesso no cenário brasileiro.

Please reload

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.