Banner 728x90..png

RH 4.0 e suas tendências para a gestão de pessoas


A 4° Revolução Industrial, marcada pela era tecnológica, mudou o jeito como as organizações produzem, vendem, negociam e principalmente contratam seus colaboradores. Essas mudanças afetaram ativamente o setor de Recursos Humanos, antes visto como um departamento burocrático que era responsável por todos os tramites legais desde a contratação a demissão de funcionários.

RH 4.0, surge como a nova tendência da área de gente, assumindo uma função mais estratégica dentro da empresa. Esse novo modelo tem como objetivo fazer o uso inteligente de ferramentas tecnológicas, apostando na análise de dados para promover ações capazes de atrair, reter e engajar os melhores talentos para a organização, além de proporcionar uma experiência de sucesso para o cliente, já que negócios são feitos de pessoas.

Esse modelo trouxe consigo tendências que permitem aperfeiçoar as práticas já existente no que se refere a gestão de pessoas, melhorando a forma como a organização se relaciona com as informações ao seu redor e até mesmo com seus colaboradores. Essas tendências são:

1 - Atração de novos perfis de colaborador

A partir de ferramentas tecnológicas como o LinkedIn, as empresas são capazes de segmentar seu processo seletivo, cruzando informações através do preenchimento de formulários que permitem identificar os candidatos que mais se adequam ao perfil da vaga. Possibilitando ainda contratar profissionais que moram distantes, mas que podem trabalhar de forma remota. E até mesmo identificar colaboradores com perfil de influenciadores digitais, que podem ajudar na divulgação dos serviços da empresa.

2 - Gestão Descentralizada e redução do tempo de trabalho

Aqui o foco está nos resultados apresentados por cada membro da empresa. Neste cenário, os colaboradores possuem uma maior autonomia sobre suas tarefas, sendo responsáveis pelo sucesso ou fracasso de sua execução. Isso permite otimizar os processos de forma que uma tarefa possa ser realizada em um menor tempo, gerando mais resultados, aumento do tempo livre do colaborador e a produtividade da equipe.

3 - Novos modelos de trabalho

As novas gerações são atraídas por um modelo de trabalho mais flexível, cabendo a organização alinhar essa flexibilização com a produtividade e competividade da empresa. Uma das práticas mais adotas é o uso de locais de trabalhos compartilhados, chamado Coworking e a adoção de um regime Home Office, que ficou mais evidente durante a pandemia de COVID-19.

4 - People Analytics (Análise de pessoas)

É uma metodologia utilizada com base na análise de dados que visa acompanhar, através de indicadores, o desempenho da aplicação da estratégia na área de gente. Permite entender o índice de produtividade, rotatividade, clima organizacional, satisfação dos colaboradores, entre outros fatores.

Em um mercado 4.0, gestores e Recurso Humanos devem estar alinhados e preparados para os desafios que a organização poderá enfrentar. Para isso, é importante adotar práticas mais humanitárias e que gerem resultados para a organização, buscando sempre a ajuda de profissionais especializados e focados em aumentar a vantagem competitiva da empresa.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.