top of page

Os desafios do líder no alcance dos resultados organizacionais


Um dos principais objetivos das organizações atualmente é satisfazer as necessidades humanas através de um gerenciamento de qualidade, mas, por mais que tenham esse propósito, muitas vezes não possuem um direcionamento adequado para colocá-lo em prática, prejudicando todas as partes interessadas (clientes, colaboradores, sócios e a sociedade). Dessa forma, a importância de a equipe ter uma liderança engajada e motivado se mostra. O líder tem o papel de conduzir as pessoas para alcançar resultados nas organizações e, por isso, o ideal é que ele se mostre uma figura inspiradora e sirva de exemplo para a sua equipe. Esse papel, inerente ao líder, traz diversos desafios a serem enfrentados, podemos citar alguns mais comuns como:

  • Promover o desenvolvimento dos colaboradores a fim de garantir que eles possuam conhecimento técnico e estrutura adequada para desenvolver seu trabalho com qualidade e obter resultados positivos para a empresa. É por meio dessa cultura de resultados que o negócio vai desenvolver um sistema de gestão eficaz, no qual todos são competentes no que fazem. Além disso, sistemas de gestão bem estruturados são capazes de traçar soluções diretas, uma vez que as metas finais são claras, assim como os impasses para alcançá-las.

  • Engajar e motivar a equipe. É de extrema importância que a empresa mantenha seus colaboradores envolvidos com o trabalho que exercem e com o propósito da organização, para que os mesmos trabalhem com excelência e constância.

  • Cumprir e honrar os valores da empresa. O melhor ensinamento é o exemplo, é imprescindível que o líder siga à risca sua missão e aja de maneira condizente com tudo o que a organização prega e acredita, para que os demais membros façam o mesmo.

Com todos esses desafios, cabe ao líder garantir que a empresa tenha foco naquilo que é primordial para sua sobrevivência e sucesso. Ou seja, se o foco do negócio é o setor de vendas, a área comercial da empresa precisa ser desenvolvida, inclusive os colaboradores. No momento em que o líder consegue inspirar as pessoas a atingir metas, a cultura de excelência da empresa se fortalece e cria-se uma estrutura interna extremamente forte.

Para facilitar e garantir a eficácia desse processo, é importante que o líder utilize os indicadores (KPI’S) como ferramentas de monitoramento, pois assim será possível analisar qualquer modificação nos resultados da empresa, sejam eles bons ou ruins. Os indicadores tornarão as dificuldades do negócio mais visíveis e, dessa forma, os envolvidos no processo poderão tomar as atitudes para solucionar os problemas.

Para utilizar os indicadores é preciso realizar uma análise crítica de onde sua empresa está (Ponto A) e onde ela quer chegar (Ponto B). É importante estudar sobre a capacidade da sua empresa, utilizar outras empresas como referência, comparar seus resultados com os do mercado e investir tempo em análises completas e efetivas dessas métricas para definir com clareza os indicadores que sua organização adotará.

A fim de garantir que todo esse percurso seja seguido como foi planejado, o líder deve verificar se os seguintes pontos estão sendo cumpridos:

  1. Metas bem definidas e acessíveis a todos;

  2. Prática da logística do conhecimento em um sistema de gestão aberto (todos possuem o conhecimento técnico necessário para desempenhar suas funções);

  3. Garantir a execução das atividades;

  4. Acompanhe os resultados da execução.

Se tudo ocorrer conforme o planejamento, suas práticas devem ser levadas adiante. Caso ocorra algum empecilho ou um efeito inesperado, a estratégia da gestão deve ser revisada e adaptada a um modelo mais eficiente que gere resultados mais positivos.

A palavra de ordem para alcançar resultados é gerenciamento. O líder que utilizar de um gerenciamento com propósito e direcionado à necessidade das pessoas, sejam elas funcionários ou clientes, conseguirá guiar a organização a satisfazer todas as partes interessadas e cumprir com a missão da empresa.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page