top of page

4 Curiosidades sobre o curso de Administração



1- Mercado de atuação amplo

A profissão de administrador oferece um leque de atuações muito diverso. Entre as opções de carreira estão: consultoria, recursos humanos (RH), empreendedorismo, logística, qualidade, comércio exterior, vendas, finanças, entre outros.

2- Um dos cursos mais procurados pelos estudantes

De acordo com o SISU (Sistema de Seleção Unificada) de 2018, o curso de Administração foi o terceiro curso mais procurado pelos estudantes, com cerca de 99.257 inscrições, ficando atrás apenas do curso de Medicina (163.138 inscrições) e Direito (146.001 inscrições).


3- Existe um juramento da profissão

Para realizar a Colação de Grau, todo administrador deve prestar o juramento da profissão, ato que foi oficializado pela Assembleia de Presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, realizada em Brasília no dia 8 de maio de 1978.

O juramento do administrador é:

“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.”


4- O símbolo da administração

O símbolo da Administração é constituído por setas e triângulos advindos de um quadrado, tendo o conceito de meta comum e organização.O emblema foi escolhido a partir de um concurso promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que recebeu cerca de 309 sugestões de todo o Brasil. O formato é de um quadrado dobrado, fazendo surgir as setas, triângulos e os quadrados. As setas que apontam para a direita e esquerda significam as metas e objetivos que devem ser alcançados pela organização. Os triângulos, que apontam para o centro, significam o planejamento, a organização, a coordenação, a centralização e os objetivos comuns. Dessa forma, o emblema traz a ideia de condensação e expansão, que remete o contexto dinâmico da área de administração. Além disso, o símbolo tem a cor azul que remete à riqueza, às atividades humanas criadoras e construtivas, bem como ao desenvolvimento e equilíbrio.

Comments


ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page