Banner 728x90..png

A importância da integração para os novos colaboradores


O primeiro contato de um colaborador com a empresa acontece muito antes de sua admissão. Isso ocorre porque a maioria das organizações permite que seus futuros colaboradores tenham contato com a sua cultura organizacional a partir do momento que se candidatam para uma determinada vaga.


Durante o caminho percorrido pelo candidato até a sua admissão é comum que o futuro profissional tenha uma visão preconcebida sobre como é a empresa e as pessoas que nela trabalham. Porém essa concepção não é suficiente para eliminar as dúvidas e incertezas que o novo empregado terá ao ingressar no primeiro dia de trabalho.


Neste contexto, tona-se necessário criar um ambiente de integração junto ao novo funcionário, que seja colaborativo e harmônico, onde ele possa se sentir valorizado. O processo de integração tem como objetivo contribuir para a adaptação do colaborador ao novo ambiente de trabalho, apresentá-lo a seus colegas de trabalho, estreitar o relacionamento entre empresa e empregado, alinhado as expectativas dele com os objetivos e metas da empresa e, principalmente, apresentar a cultura da organização, seus processos, missão, valores, a forma como se comunica interna e externamente com o ambiente.


A integração dos colaborados, quando bem executada, pode render grandes ganhos a organização. Isso ocorre porque conseguem reter os novos talentos, fortalece a cultura organizacional e a marca da empresa perante o público externo, aumenta a produtividade dos colaboradores, melhora o clima entre as equipes e ajuda no desenvolvimento do colaborador.


Durante o processo de integração, o ideal é que o novo colaborador tenha uma visão geral sobre a empresa, conhecendo sua cultura bem como suas normas. É interessante que ele entenda quais são os produtos e serviços da organização e, principalmente, quem são seus clientes.


Vale ressaltar ainda que é preciso que tanto a equipe quanto os líderes estejam alinhados e preparados para receber o novo colaborador, contribuindo para um bom relacionamento entre as partes, de modo a melhorar o clima organizacional.

É importante destacar que a integração não se limita apenas aos novos colaboradores, já que sua aplicação também é fundamental para reforçar o trabalho em equipe entre os funcionários mais antigos, encorajando-os a buscar a melhoria contínua dos processos e, consequentemente, obter resultados positivos para a organização.


Sendo assim, o processo de integração no trabalho é uma prática muito importante e que deve ser adotada continuamente por todas as empresa, tendo em vista que será preciso investir tempo e dedicação, para receber os novos integrantes, alinhado suas expectativas com os objetivos da organização.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.