Banner 728x90..png

Boas práticas para garantir a saúde e segurança no trabalho



No ambiente corporativo, no qual as organizações vivem uma constante busca por altos ganhos e resultados, garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores deve ser uma medida primordial para o avanço corporativo.


O cuidado com a saúde e a segurança do trabalho permite a empresa mitigar custos, reduzir o absenteísmo (padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente), evitar acidentes e até mesmo possíveis doenças relacionadas a atividade ocupacional, além de contribuir com o aumento da produtividade e melhorar a imagem da empresa.

A Legislação Brasileira estabelece um conjunto de normas, que visa proteger a saúde e segurança do trabalhador. Dentre as medidas que as empresas devem adotar, estão: garantir que seus colaboradores façam o uso correto dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), proporcionar um ambiente adequado de trabalho, a fim de evitar lesões causadas por esforços repetitivos e até mesmo distúrbios osteomusculares causados pelo trabalho.

Porém, as organizações também devem se atentar para o crescente aumento de doenças e distúrbios mentais causados pelo estresse no trabalho, como a depressão, ansiedade, síndrome de Burnout (desgaste emocional), ocasionadas na sua grande maioria por: cobranças excessivas, assédio moral, acúmulo de trabalho, falta de reconhecimento profissional, metas inatingíveis, jornadas exaustivas e até ameaças no ambiente de trabalho.

Embora existam medidas previstas em lei, que visam garantir a saúde e segurança no trabalho, as empresas também podem adotar boas práticas que promovam a melhoria da saúde e bem estar de seus colaboradores, tais como:

Ambiente adequado: Invista em um ambiente ideal para o trabalho, com iluminação e acústica adequada, boa ventilação, equipamentos com regulação correta e que garantam a ergonomia, como cadeiras e mesas.

Prática de exercícios físicos: A prática de exercícios físicos traz benefícios para o corpo e a mente, podendo ser estimulada pela empresa através de benefícios como “vale academia”, ou até mesmo com o fornecimento de um profissional especializado que realize atividades físicas dentro do local de trabalho.

Saúde emocional: A empresa precisa promover ações que contribuam para um clima organizacional saudável, evitando estresses e conflitos desnecessários. Para isso, ela pode propor técnicas de relaxamento corporal e mental, como alongamentos e meditações. ou buscar ajuda de profissionais especializados, como os psicólogos que podem realizar o acompanhamento dos colaboradores.

Treinamentos: Os treinamentos são uma das melhores formas de manter o colaborador atento sobre os cuidados necessários com a saúde. A empresa pode promover treinamentos para alertar sobre o uso correto dos EPIs, ensinar como agir em uma emergência, conscientizar sobre a realização de exames preventivos, entre outros.

As pessoas são o bem mais essencial para a organização e promover medidas que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho, também é responsabilidade da empresa.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.