Banner 728x90..png

Buzz Marketing: Como fazer o público falar sobre sua empresa

O buzz marketing é uma estratégia de marketing que em seu foco em gerar comentários, opiniões e discussões sobre determinados assuntos. Essa estratégia bem esse nome por “buzz” remete a zumbido, já que o objetivo é fazer com que o publico fale sobre a marca.

No livro “Buzz Marketing” o autor Mark Hughs fala sobre a estratégia e traz o conceito dos “6 botões de marketing. Segundo o autor, esses botões funcionam como um gatilho para gerar comentários e discussões entre as pessoas. Os seis botões são: Tabu, Incomum, Extraordinário, Chocante, Segredo e Hilário.

Em 2015, a empresa “O Boticário” lançou uma campanha do dia dos namorados para divulgação do perfume “Egeo”. Nessa campanha, a empresa prometeu mostrar a diversidade do amor e, por isso, retratou casais heterossexuais e homossexuais. Essa campanha ativou o botão Tabu no público, causando polêmica e um possível boicote a empresa. O fato é que o objetivo do Buzz marketing – gerar comentários e discussões sobre o produto - foi atingido. O Buzz nessa propagando foi tão forte que a campanha conquistou o Grand Effie (prêmio máximo) do Effie Awards Brasil 2015, premiação internacional que consagra grandes ideias e propaganda que alcançam resultados reais e tangíveis.


Outro exemplo de marca que utiliza o Buzz Marketing como estratégia é a Apple, na figura de Steve Jobs. Quando Jobs realizava os eventos para lançamentos dos produtos da empresa, era de costume que ele ativasse alguns botões do Buzz Marketing no público, tais como: Segredo, Incomum e Extraordinário. Isso pode ser comprovado se observarmos como ele apresentava os produtos nos eventos de lançamento. Ao final de cada apresentação, Steve Jobs fingia que tinha finalizado e que iria embora e, após isso, utilizada a frase “One more thing...” (mais uma coisa – em português). Isso deixava o público intrigado para saber o que viria em seguida e Jobs correspondia apresentando sempre uma novidade excepcional relacionada ao produto.


É importante destacar que essa estratégia de marketing é flexível ao porte da empresa e ao setor, já que é constantemente utilizada por empresas de diversos segmentos. Porém, é preciso ter clareza sobre o posicionamento da empresa e conhecimento sobre o seu público-alvo. Dessa forma, o Buzz marketing poderá ser feito de forma mais precisa.

Além de ser flexível, é uma estratégia que não despende de muito custo pois utiliza as pessoas como principal canal de divulgação, tem um grande alcance (principalmente através das redes sociais) e ainda a possibilidade de, dependendo do planejamento e execução as estratégia, promover a marca, gerar curiosidade e superar as expectativas do público.


Pode-se perceber dessa forma, que o Buzz Marketing é uma estratégia poderosa tendo em vista o cenário competitivo que as empresas estão e a diferenciação que pode trazer através do alcance e conquista de atenção pelo público, impulsionando a marca e, por consequência, as vendas da empresa.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.