Banner 728x90..png

Como a prática da gratidão pode melhorar o ambiente de trabalho


A gratidão, entre os seus diversos significados, corresponde a capacidade do ser humano reconhecer e apreciar o lado positivo das pessoas, das experiências vividas e dos acontecimentos relacionados ao seu dia a dia. É um sentimento nobre e transformador, que traz consigo uma série de outros sentimentos bons como, por exemplo, felicidade, amor, empatia, paixão e que ajuda a focar nossas emoções em coisas positivas.


A gratidão libera em nós uma substância chamada dopamina, responsável pela nossa autoestima e satisfação, que pode ser estimulada a partir do momento que o cérebro compreende as coisas boas que acontecem conosco. Além da dopamina, ao agradecer, o cérebro também libera um hormônio chamado ocitocina, conhecido como o hormônio do amor – que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade e o medo.


Em matéria publicada pelo site Minha Vida, a Associação de Psicologia Americana mostrou que pessoas que demonstram mais gratidão, possuem melhores níveis de batimento cardíaco, aumento da autoestima, possuem maior controle emocional, menor índice de ansiedade e agressividade, facilidade em se relacionar com as pessoas e, principalmente, ter empatia por elas.


Considerando o ambiente corporativo, uma equipe que consegue exercer diariamente a gratidão, pode trazer benefícios ainda maiores para a organização. Isto acontece porque pessoas gratas são mais felizes, e pessoas felizes consequentemente tornam a rotina de trabalho mais leve e agradável.


Quando uma empresa consegue cultivar uma cultura organizacional baseada na gratidão, é possível perceber no comportamento de seus colaboradores um menor nível de estrese, redução de doenças, maior produtividade, senso de propósito, compromisso com a carreira, satisfação com a equipe de trabalho e, principalmente, com a empresa.


A gratidão em si não é difícil de ser praticada, porém, para que as organizações consigam ter colaboradores mais motivados e satisfeitos, é importante promover ações que estimulem o exercício diário deste sentimento, através da adoção de pequenas práticas como, por exemplo, agradecer um funcionário pelo seu empenho e dedicação, promover um momento no qual os funcionários podem trocar ideias e experiências ou até mesmo trazer reflexões diárias que aflorem este sentimento.


A gratidão, no âmbito organizacional, tem como principal objetivo construir um ambiente de trabalho com mais empatia e respeito, no qual as pessoas possam se sentir acolhidas e satisfeitas, sendo capazes de cooperar para o bem estar umas das outras.


Porém, para que a cultura da gratidão possa ter um papel mais eficaz nas organizações, é preciso que principalmente os líderes estejam dispostos a contribuir para construção de emoções positivas na rotina de trabalho de seus colaboradores. E, a vista disso, encorajar a equipe a perceber as coisas boas do trabalho e, consequentemente, agradecer por elas, elevando assim o nível de felicidade entre seus profissionais.


Sendo assim, proporcionar um ambiente no qual os colaboradores possam exercitar a gratidão, é uma ação possível para todas as empresas que desejam obter melhores resultados através das pessoas.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.