Definição da Persona e a importância para a estratégia do seu negócio
Definir a persona é o princípio básico para toda a estratégia de marketing que uma empresa planeja seguir. É preciso saber para quem é destinado o produto ou serviço antes de planejar qualquer campanha de marketing ou estabelecer um norte para posicionamento da empresa como um todo.
Não compreender bem quem é a persona pode explicar o porquê da sua empresa não estar sendo assertiva com a produção de conteúdo nos meios digitais, não obter o resultado esperado com campanhas de marketing ou não ter o posicionamento de mercado claro para o público.
É através da persona que a empresa poderá estruturar com mais eficiência os canais de comunicação utilizados, a linguagem adotada para se comunicar com o público, estratégias de marketing e até o desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços.
Persona, buyer persona ou avatar é a representação fictícia do cliente ideal da empresa, ou seja, a pessoa a quem é destinada o produto ou serviço. A definição da persona é um trabalho geralmente realizado pela equipe de marketing e que tem o objetivo principal de fazer com que a organização se comunique de forma certa com as pessoas certas.
Para definir o avatar do negócio, a empresa deverá levar em consideração questões como: cargo, idade, hábitos, estilo de vida, comportamentos, medos, desafios, crenças, como essa pessoa consome conteúdo, quais tecnologias ela utiliza, os critérios que ela possui na hora da compra, sua objeções, entre outros.
É comum haver uma confusão entre o conceito de persona e público-alvo, isso acontece porque os conceitos têm significados parecidos. Porém, enquanto público-alvo é generalista e mais relacionado a um grupo, o conceito de persona é mais específico e a sua definição acontece como se tratássemos de uma só pessoa, com sua personalidade, comportamentos, traços, hábitos etc.
Há algumas formas de criar uma persona. A primeira delas é ouvir o cliente através de entrevistas, com o objetivo de entender os seus hábitos de compra e todas as características citadas anteriormente. Desse modo, ficará mais claro o perfil de consumo comum dos consumidores e a percepção que eles possuem do produto ou serviço oferecido pela empresa. Além disso, é importante levar em consideração dados históricos ou pesquisas realizadas anteriormente, caso possua. Com as informações das entrevistas e pesquisas, a empresa poderá interpretar os dados e estruturar o perfil da persona. Uma outra forma de definir a persona, caso a organização não consiga realizar entrevista com seus clientes, é supor, baseado nas informações que possuir, um perfil de persona e fazer um período de testes para verificar se o perfil proposto é realmente o ideal.
É válido destacar que, como se trata de pessoas, o avatar pode ir mudando ao longo do tempo. Por esse motivo, a empresa deve estar atenta a essas mudanças no perfil do seu cliente para ir adaptando e reestruturando o perfil da persona.
Comentários