Banner 728x90..png

4 ferramentas para identificar riscos

Identificar os riscos é um processo de gestão que visa determinar os riscos que podem afetar o negócio. Considerado um processo iterativo, onde novos riscos podem surgir ou se tornar evidentes com o decorrer do tempo, apresenta a necessidade de realizar uma análise contínua dos riscos associados à organização. Buscando facilitar o entendimento sobre riscos apresentamos neste artigo 4 ferramentas e técnicas que podem ajudar na identificação dos principais riscos associados ao seu negócio.


1 Análise SWOT


Esta técnica tem por objetivo identificar os principais riscos vinculados às forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da organização, previamente identificadas durante elaboração da Análise SWOT. Nesta técnica os riscos positivos são vinculados às forças e oportunidades, enquanto os riscos negativos às fraquezas e ameaças. A partir deste momento, por questões de padronização com algumas normas técnicas e outros modelos de gestão os riscos positivos são chamados de oportunidades, enquanto os riscos negativos de riscos.


Para facilitar, os riscos e oportunidades associados devem ser identificados por letras e números. Pode haver mais de um risco por fraqueza (F1, ..Fx) ou ameaça (A1, ..Ax) e mais de uma oportunidade por força (F1, ...Fx) ou oportunidade (O1, ...Ox). Além disso, um risco ou oportunidade pode estar associado a um ou mais componentes da Análise SWOT.


Abaixo você confere um exemplo de Análise SWOT orientada para identificação de riscos e oportunidades.


2 Oficina com as partes interessadas


São realizadas oficinas com o objetivo de identificar os principais riscos e oportunidades associados ao negócio. O responsável pela condução das oficinas deverá identificar as principais partes interessadas que deverão participar, bem como escolher a ferramenta mais apropriada para realização das mesmas.


É importante usar a oficina com as partes interessadas em conjunto com a técnica de Análise SWOT. Durante a oficina, é importante que o responsável identifique junto aos participantes quais os riscos e oportunidades associados às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.


3 Entrevistas


São realizadas entrevistas com partes interessadas internas, externas e especialistas no assunto para ajudar no processo de identificação de riscos e oportunidades. O responsável pela condução das entrevistas deve escolher a metodologia que melhor se adeque a realidade da organização. Contudo, a experiência aponta que entrevistas semiestruturadas são eficazes neste processo.


4 Diagrama de causa e efeito


Também conhecida como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de espinha de peixe esta técnica pode ser útil para identificar as causas dos riscos ou riscos secundários. Riscos secundários são riscos que surgem como resultado direto da implementação de uma resposta ao risco.


Finalmente, os riscos e oportunidades identificados são detalhados em um documento chamado Registro dos riscos, onde posteriormente deverão ser analisados.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.