Banner 728x90..png

5 dicas para aumentar a produtividade da empresa em tempos de crise.

13/06/2020

 

Garantir a produtividade da força de trabalho em tempos de crise como o que estamos vivendo atualmente no contexto da pandemia do COVID-19 é um desafio a ser superado pelas empresas para se manterem competitivas, reduzirem custos e aumentarem a velocidade de resposta às mudanças constantes do mercado consumidor.

 

Para enfrentar este desafio, listamos a seguir 5 dicas fundamentais para aumentar a produtividade de sua organização:

 

1. Analise criticamente o quadro atual de colaboradores

 

Devido ao cenário de pandemia e seus impactos sobre as vendas, produção e funcionamento geral das empresas, é essencial analisar a quantidade de pessoas adequada para manter o nível de operação dos processos do negócio (caso a empresa esteja em funcionamento). Antes de realizar contratações e/ou desligamento de colaboradores, é importante analisar os impactos financeiros e de produtividade desta decisão no curto e médio prazo, bem como na necessidade de readequação do quadro de colaboradores para a retomada das atividades aos níveis normais pós pandemia.

 

2. Defina de forma clara os papéis e responsabilidades

 

Cada membro da equipe precisa entender o conjunto de atividades que deve realizar em sua rotina de trabalho e as devidas responsabilidades e autoridades de seu cargo. É fundamental dividir adequadamente entre as pessoas a quantidade de trabalho a ser executada para evitar sobrecarga de tarefas e responsabilidade que acarretem atraso na entrega dos resultados ou que haja pessoas na equipe com pouca demanda de atividades a serem realizadas, gerando assim ociosidade da força de trabalho.

 

3. Capacite a equipe para execução do trabalho

 

Com a quantidade de pessoas adequada em seu quadro de colaboradores e com a correta divisão de papéis e responsabilidades, é hora de treinar e capacitar a equipe para garantir a execução do trabalho de forma padronizada e de modo a evitar gargalos, falhas e retrabalho, o que impacta decisivamente no nível de produtividade.

 

4. Estabeleça objetivos e metas de desempenho

 

Traçar objetivos e metas de desempenho individual e coletivo é uma boa prática para aumentar o nível de produtividade dos colaboradores. Para isso, a empresa pode estabelecer métricas de desempenho de acordo com os resultados que deseja obter em seus distintos setores (ex.: aumentar em x% as vendas, reduzir em x% os custos de produção, aumentar a produtividade em x%, etc.).

 

5. Acompanhe os resultados obtidos

 

Ter as pessoas certas, no lugar certo, em quantidade adequada, devidamente treinadas, com funções bem estabelecidas e com objetivos e metas a serem alcançados só produzirá resultados efetivos se a empresa contar com bons líderes capazes de orientar, conduzir, monitorar e acompanhar as pessoas e os resultados gerados por elas, bem como agir diante do desempenho conquistado para padronizá-lo ou melhorá-lo continuamente.

 

Please reload

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.