Banner 728x90..png

5 passos para elaborar um Plano de Marketing


O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão pela qual a empresa se comunica com as partes interessadas e define as ações necessárias para atingir os objetivos estratégicos (venda de produtos ou serviços, comunicação institucional, construção de marca, satisfação dos clientes etc.).

Um bom Plano de Marketing além de apresentar um conjunto de atividades com responsabilidades atribuídas, deve conter um orçamento que determinará o quanto será investido durante os períodos de campanha.

Com o objetivo de auxiliar a sua empresa a alcançar os resultados almejados a partir do marketing, seguem os 5 passos para elaborar um plano de marketing estratégico e funcional:

1) Definição do objetivo

Antes de todo o planejamento é preciso definir o objetivo que guiará todos os esforços empregados. Por qual motivo o plano de marketing será importante para a sua empresa? Quais as metas você almeja atingir a partir da execução desse plano de marketing? Esses são alguns questionamentos que você deve fazer para definir os objetivos e metas que guiarão todas as outras etapas.

2) Análise das esferas do negócio

Após definir o objetivo de marketing, é importante realizar algumas análises que fornecerão dados necessários para realizar o planejamento. Uma ferramenta de gestão bastante utilizada e que pode facilitar esse processo é a análise SWOT.

A partir dessa ferramenta você considerará tanto as questões externas à empresa (clientes, concorrência, segmento de mercado, posicionamento de mercado, cenário político e econômico, tecnologias etc.) como as questões internas (recursos, equipe de trabalho, propósito, valores, marca etc.).

3) Definição do público-alvo

Além de definir o objetivo do plano, é necessário que você estude e realize uma definição do seu público-alvo, pois todas as estratégias de marketing serão direcionadas a ele. Quais são as pessoas que você deseja atingir com o plano de marketing? Como o seu cliente adquire seu produto ou serviço? Com que frequência? Qual o gênero, faixa etária, situação financeira, localização e problemas do seu cliente?

Você pode utilizar essas e outras perguntas para definir um perfil de público-alvo que deseja atingir, assim como estudar as pessoas que sua empresa já alcança. Pesquisas de mercado, questionários e até pesquisa de satisfação podem ajudar nisso.

4) Definição de estratégias de marketing

Quais medidas a sua empresa adotará para alcançar o objetivo do plano de marketing? Essa etapa consiste no “como”. Algumas estratégias de marketing bastante utilizadas são: Marketing de conteúdo, marketing de guerrilha, outbound marketing (estratégia na qual a empresa é ativa na prospecção do cliente, “empurrando” o produto para ele) etc.

É válido considerar os meios digitais como as redes sociais para expandir as estratégias de marketing, principalmente no cenário atual que o e-commerce (comércio eletrônico) cresce cada vez mais.

Além de utilizar as estratégias de marketing citadas, é preciso definir se a empresa fará divulgações por meio de anúncios, se realizará campanhas para construção de audiência e lista de contatos, além de verificar a possibilidade de realizar parcerias e organizar eventos que estejam alinhados com seus objetivos.

Lembre-se de que todas as ações estratégicas de marketing devem estar alinhadas ao propósito e valores da empresa, assim como ao objetivo de marketing.

5) Criar um cronograma de ações

Definindo as ações estratégicas do plano de marketing, é a hora de elaborar um cronograma de ações. O cronograma de ações ajudará a organizar os prazos e responsáveis pelas atividades definidas para o plano de marketing. É importante que esse cronograma de ações seja acessível a todos os membros envolvidos nos processos. Além de criar o cronograma e deixar disponível, é importante ter um responsável para realizar o monitoramento das atividades, bem como acompanhar se o orçamento definido para as ações de marketing está sendo cumprido.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.