top of page

9 passos para realizar apresentações incríveis e influenciar seus clientes


9 passos para realizar apresentações incríveis e influenciar seus clientes

Não há segredos nas apresentações de Steve Jobs. Ele usava em suas apresentações várias técnicas de comunicação que você também pode utilizar para conquistar qualquer público. Essas técnicas são próprias para todos aqueles que necessitam vender ideias, seja qual for o seu produto. Realizando apresentações incríveis, você consegue inspirar as pessoas e influenciar os seus consumidores, tornando-os defensores fiéis da sua marca.


A seguir listamos 9 aspectos fundamentais a partir das lições trazidas por Camine Gallo em seu livro “Faça Como Steve Jobs - e realize apresentações incríveis em qualquer situação”, no qual o autor analisa e releva o método utilizado por Jobs para estruturar suas famosas palestras e apresentações de produtos Apple:


1. Conquiste seu público criando mensagens atraentes e convincentes, utilizando as palavras certas: Jobs sempre realizou apresentações inesquecíveis e com elas inspirava inúmeras pessoas, fazendo com que elas se tornassem suas seguidoras fiéis. Em suas apresentações, Jobs usava palavras de otimismo, “extraordinário” e “incrível” são algumas delas. Sua plateia quer ser surpreendida, deseja ver sua personalidade em sua fala e, se você não for entusiástico sobre seus próprios produtos ou serviços, sua plateia não será.


2. Faça um resumo: Jobs resumia sua apresentação dizendo: “Existem quatro coisas que eu quero falar hoje...”. Ele seguia seu resumo e sempre iniciava cada tópico do resumo com uma introdução e finalizava com um fechamento. Faça um resumo claro de cada tópico que você deseja falar e, com toda a clareza, traga-os separadamente para o público de forma que seja compreendido facilmente.


3. Torne os números visíveis e significativos: Jobs anunciava o quanto que a Apple havia vendido de iPhones em cada período. Mostre a seu público o seu valor, quanto você vende e qual a satisfação dos seus consumidores. Qual impacto seu produto ou serviço traz para a economia e o mercado em geral?


4. Crie um momento inesquecível em sua apresentação: Na apresentação do Macbook Air, Jobs fez uma grande cena onde na qual mostrou que o Mac cabe em um envelope. Faça em suas apresentações situações que todos possam lembrar depois e repassar com entusiasmo. Evolua em cada apresentação, crie um momento memorável.


5. Esteja atento ao layout de sua apresentação: Seus slides precisão ser visuais, não deixe que sejam poluídos, repletos de dados e textos. Jobs utilizava slides com textos com poucas palavras, juntamente com uma imagem. Além disso, utilizava a “regras de 3” em suas apresentações:


6. Utilize os recursos certos: Realize apresentações com multimídia, com demonstrações de produtos e dê a chance do seu público contribuir de alguma forma. Não se preocupe se algo planejado der errado em sua apresentação, transforme algo tenso em algo divertido e siga o foco com o que for possível no momento.


7. Não venda o produto, e sim os benefícios: Jobs costumava vender os benefícios de seus produtos não os produtos em si. Ele não esperava que os ouvintes adivinhassem, portanto, afirme claramente os benefícios de cada serviço, funcionalidade ou produto.


8. Ensaie muito antes de ir ao público: Dedique horas e horas a sua apresentação pois, conhecendo bem o seu produto, você ficará muito mais seguro. Você pode assistir as apresentações de Jobs e perceber como suas palavras eram perfeitamente sincronizadas com as imagens e textos nos slides. Suas palestras eram excelentes porque eram muito bem ensaiadas.


9. Acredite em primeiro lugar no que você diz: Para convencer o público de algo, é preciso convencer a si mesmo. Planeje como será a apresentação. Crie sempre um vilão e mostre como o seu produto pode ser a solução para derrotar este vilão. Você deve manter uma boa postura frente ao público, manter os olhos na plateia e não deixar obstáculos entre vocês. Use o início da sua apresentação para causar uma boa impressão.


Seguindo essas técnicas de comunicação de Jobs, você vai também exibir um efeito persuasivo poderoso.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page