top of page

Porque elaborar uma Projeção de Vendas em tempos de crise


A Projeção de Vendas Anual (PVA), também conhecida como planejamento de vendas, previsão de receitas, orçamento de vendas e projeção de faturamento, é um importante instrumento gerencial para a sobrevivência das empresas – principalmente em momentos de crise. Esse fato se dá pois é a partir da projeção de vendas que todo o planejamento da empresa é elaborado, inclusive a Projeção Orçamentária Anual. Além disso, a PVA será usada para realizar a projeção de faturamento e, com isso, o gestor poderá prever os futuros gastos, investimentos, contratações, expansão da empresa, entre outros.

Para elaborar a Projeção de Vendas Anual (PVA) é preciso levantar os dados históricos de vendas da empresa e, após isso, definir um objetivo de vendas. É importante considerar, entre outros fatores, a sazonalidade, os recursos que a empresa possui, a capacidade produtiva, o comportamento e as expectativas do mercado.

Realizando a PVA, o gestor tem acesso às informações e conhecimentos sobre o que o futuro trará a sua empresa, isso facilita no momento de prever e prevenir os gargalos e problemáticas advindas da crise, por exemplo. Isso corro porque, durante a elaboração da PVA, são consideradas oportunidades de mercado e possíveis ameaças, gerando tempo hábil para realizar planos de ações para as crises e aproveitamento das oportunidades em benefício da empresa.

É válido lembrar que, após realizar a PVA e destrinchar as metas para os meses e dias, é necessário acompanhar diariamente se o que está sendo realizado é compatível com o que foi planejado. Caso os resultados sejam discrepantes, fica identificada a necessidade de realizar a reformulação da Projeção de Vendas Anual para que esta esteja mais alinhada com o cenário real.

Considerando a mudança de cenário gerada pelo COVID-19, a necessidade de realizar um bom acompanhamento e controle da Projeção de Vendas Anual fica clara, pois esse controle traz uma previsibilidade maior de saber se a empresa terá receita suficiente para dar seguimento as suas atividades de forma financeiramente sustentável.

A importância da elaboração e acompanhamento da Projeção de Vendas Anual também se expressa através da maior possibilidade em obter financiamentos bancários, visto que os bancos consideram o período que a organização poderá gerar lucros e analisam o histórico de vendas da empresa. Aliado a isso, a PVA pode auxiliar o gestor a identificar épocas do ano que a empresa apresenta um crescimento no número de vendas de determinados produtos, o que pode gerar um direcionamento mais eficiente dos recursos com o objetivo de evitar desperdícios em períodos que as vendas decrescem. Tendo em vista esse conhecimento, é mais fácil identificar os gargalos e oportunidades de melhorias do negócio e tomar ações que mudem esse contexto como, por exemplo, programar campanhas para impulsionar as vendas nessas épocas, ampliar o número de clientes e vendas, planejar eficientemente os orçamentos dos setores para que consigam tomar decisões sobre investimentos e prioridades de desembolsos.

Cenários em que ocorrem decrescimento das receitas da empresa são sempre desafiadores, mas é preciso entender que, por mais completo que seja o planejamento das vendas, há fatores que o gestor não tem controle. A pandemia de COVID-19 trouxe a necessidade de isolamento social, o que causou uma queda nas vendas da maioria das empresas, resultando em uma desaceleração no cenário econômico mundial. Frente a isso, é válido perceber que toda crise abre espaços para a inovação, desde que a empresa esteja atenta a esses espaços e consiga explorar novos mercados.

Tendo esses conhecimentos acerca da Previsão de Vendas Anual e ampliando os horizontes para os cenários possíveis, a sua empresa estará mais preparada com uma mentalidade de crise e, havendo algum indício de outra crise por quaisquer motivos, você conseguirá agir antecipadamente.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page