top of page

Criação da história, transmissão da experiência e posicionamento para uma apresentação incrível


No livro ‘’Faça como Steve Jobs e realize apresentações incríveis em qualquer situação’’, Carmine Gallo descreve as técnicas utilizadas por Jobs para ter uma apresentação excepcional. Camine Gallo acredita que com planejamento, prática e as ferramentas corretas, todos possuem a chance de conquistar a sua plateia.

Para que todo esse processo seja bem sucedido, é necessário acreditar no impacto que você e seu produto ou serviço pode causar a quem o adquirir. As técnicas expostas no livro e neste presente artigo são a criação da história, a transmissão da experiência e o posicionamento para uma boa apresentação.

Criar a história

Antes de pensar em montar um material para apresentar, é essencial garantir que possui informações suficientes para montar um bom roteiro que, consequentemente, se tornará uma boa história. Saber e conhecer sobre o assunto apresentado será a base para a construção de grandes ideias e, para que a transmissão seja feita de maneira eficiente, existem elementos que não podem ficar de fora da apresentação, tais como:

  • O Slogan - contém a síntese da ideia que você deseja transmitir. É curto e deve ser repetido o máximo de vezes possíveis durante o processo de divulgação;

  • A declaração de amor - revela o seu entusiasmo com o produto ou serviço que está apresentando;

  • Três mensagens básicas - exibir três informações essenciais e persuasivas que prendam a atenção do seu público e fixe a mensagem com eficiência. Esse elemento é chamado de “regra de três”;

  • Metáforas e analogias - recursos que farão com que as pessoas sempre relacionem sua apresentação a coisas presentes no cotidiano delas. Exemplo: histórias pessoais, fatos etc;

  • Demonstrações - visualização da utilidade do produto/serviço;

  • Parceiros, depoimento de clientes e aval de terceiros - a presença da opinião de apoiadores e compradores dão credibilidade ao benefício do que você oferta em sua apresentação;

  • Agradecimentos – reconheça todos aqueles que tornaram o produto ou serviço possível;

  • Videoclipes - úteis para entreter e fixar a atenção do cliente na apresentação, facilitando a persuasão.

É imprescindível que em todo desenvolver da apresentação e desses elementos, sua comunicação seja clara, eficiente e atue diretamente na experiência do cliente, a fim de que ele entenda completamente o assunto e desperte interesse para adquirir o produto ou serviço ofertado.

Uma das ferramentas muito utilizada por Jobs para despertar esse interesse de sua plateia era a do antagonista, desenvolvida da seguinte maneira: durante a apresentação, são expostos problemas comuns acerca do produto/serviço e, ainda durante a fala, os impasses são solucionados, evitando objeções do comprador e atraindo sua atenção.

Dessa forma, além da intenção da compra, sua motivação também é estimulada. É necessário que o apresentador deixe transparecer a sua paixão pelo que faz, de modo que isso comova o ouvinte e ele tome esse sentimento para si.

Transmitir a experiência

Para conquistar a atenção da plateia é interessante relacionar suas ideias com experiências reais e garantir que todas as informações sejam transmitidas de maneira precisa durante a apresentação. A começar pelos slides e sua fala, é imprescindível que esses itens sejam atrativos, contextualizados e de fácil compreensão para o público.

Evitar uma linguagem redundante e extensa fará com que sua plateia entenda o conteúdo transmitido e se interesse mais facilmente por ele, uma vez que haverá a possibilidade de conexão com o apresentador e, consequentemente, com o produto.

Se manter envolvido com a plateia é o segredo de toda boa apresentação. É de extrema importância criar conexões e estímulos de diferentes formas para que atraia todo tipo de público: os visuais, que aprendem melhor visualizando; os auditivos, que absorvem de maneira eficiente através da audição e os cinestésicos, que gostam de participar ativamente.

Posicionamento

O que importa em uma apresentação não é apenas o que você fala, mas também como você fala. Utilizar roupas adequadas, desenvolver presença de palco e desfrutar o momento são etapas cruciais.

A linguagem corporal é responsável por mais de 63% da sua performance, ou seja, manter contato visual e uma boa postura melhorará o entendimento do público e atrairá sua atenção, bem como investir no desenvolvimento da sua presença de palco, que trará mais eficiência para sua comunicação e naturalidade para a apresentação.

E, dessa forma, ensaiar, dedicar-se as técnicas e transbordar entusiasmo, é o que transformará um momento comum em uma apresentação excepcional.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page