top of page

Como o Sprint, da metodologia SCRUM, pode trazer soluções ágeis para seu projeto


A metodologia SCRUM surgiu com o objetivo de buscar resultados satisfatórios para a empresa a partir da tomada de decisões em equipe. Esse modelo revolucionou a forma como os projetos são executados dentro da organização, sendo capaz de evitar o retrabalho, agilizar os processos, eliminar o desperdício de tempo e dinheiro, impulsionar a equipe e satisfazer os stakeholders através da realização de um trabalho de qualidade.

Por considerar que nenhum planejamento é 100% previsível, o SCRUM utiliza o método de inspeção e adaptação para avaliar o desempenho periódico da equipe. A partir deste modelo é possível parar de tempos em tempos o que está fazendo, revisando o que já fez e se é viável continuar determinada atividade ou até melhorá-la. Isso permite com que a equipe possa identificar se está indo na direção certa, se estão atendendo aos objetivos do cliente e o que podem melhorar para entregar algo de valor.

Para isso a metodologia SCRUM, tem como núcleo central o método Sprint, que em português significa arrancada, já que seu conceito é baseado nas corridas. O termo é utilizado para evidenciar a intensidade com que as tarefas de um projeto precisam ser realizadas, buscando solucionar de forma ágil todos os problemas que são identificados durante o processo.

O Sprint ou também chamado de caixa do tempo, são ciclos de trabalhos definidos com uma certa duração de tempo, que resultara na entrega do produto por etapas. Sua implementação tem como objetivo oferecer a equipe autonomia para analisar o desenvolvimento do projeto, fazendo quando necessário os devidos reparos no produto que será entregue, com o intuito de gerar valor aos clientes.

Para que a execução do Sprint ocorra de maneira bem-sucedida, é preciso que as equipes tenham no máximo 7 participantes e que cada ciclo seja monitorado pelo “SCRUM Master”, um profissional especializado que facilitará as reuniões, garantindo a transparência dos processos e o aprimoramento continuo, sendo capaz de ajudar o time a remover obstáculos que encontrem durante o projeto, através das principais etapas:

  1. Reunião de Planejamento: Nesta fase é onde acontecerá o alinhamento das atividades e como será conduzido cada processo. As equipes precisam saber qual a importância de cada atividade, o tempo que levará para finalizá-la e qual será o impacto para o cliente final.

  2. Desenvolvimento: Aqui é onde se dará início ao Sprint, o ideal é que as equipes não sejam interrompidas durante este processo, para que consigam concluir o ciclo e só depois fazer os reparos necessários. Nesta fase a equipe se auto gerencia, sendo capaz de acompanhar o nível de entrega de cada integrante para o projeto, observando se uma atividade já foi: feita, está pendente ou em andamento.

  1. Reunião Diária: Precisam ser breves e objetivas, e devem ser realizadas todos os dias no mesmo horário e com duração de no máximo 15 minutos. O ideal é que a equipe debata o que precisa ser feito para corrigir os erros que foram detectados e entender em que ponto do processo estão, a partir de três perguntas: o que eu fiz ontem que ajudará a equipe a concluir o Sprint? O que farei hoje que ajudará a equipe? E quais obstáculos a equipe está enfrentando?

  1. Revisão: Ao final de cada ciclo do Sprint, uma parte do projeto precisa ser apresentada para os stakeholders. Está fase é a oportunidade para que os futuros usuários testem e validem o produto, acompanhando de perto seu desenvolvimento.

  1. Retrospectiva: Após a fase de testes, a equipe se reúne e pensa naquilo que deu certo e o que poderia ser melhorado no sprint seguinte. Para isso, é importante que o SCRUM Master estimule todos os integrantes da equipe, a oferecer opiniões.

No Sprint não importa o quanto o projeto seja desafiador, as tarefas precisam ser realizadas uma por vez, priorizando seu nível de impacto para o produto. Este método prepara a equipe para possíveis mudanças que podem ocorrer no projeto, sendo essencial que ao final de cada ciclo do Sprint, outro se inicie imediatamente.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page