top of page

A importância da diversidade da equipe nas organizações


Em um mercado cada vez mais globalizado, não há espaço para empresas que negligenciam a diversidade da equipe e consideram como algo opcional. É preciso que as organizações criem uma postura mais madura com relação as questões sociais e sobre o que seria o “colaborador ideal”.

Ao contratar um novo membro para fazer parte da equipe, a empresa deve se atentar para suas competências e performance no trabalho, e não para definição de sua raça, classe social, religião, orientação sexual, limitações físicas, gênero ou idade.

Com uma sociedade altamente plural, trabalhar a diversidade vai muito além de querer ser uma organização “caridosa” ou representar uma boa imagem para os clientes. Já que incentivar a multiplicidade no ambiente corporativo, permitirá um ambiente mais dinâmico e com abertura para novas culturas e formas de trabalhar.

Empresas que investem na diversidade de perfis durante o recrutamento, costumam ser as mais inovadoras, que processam dados com maior cuidado, apoiam e fomentam a inclusão, são mais tolerantes às diferenças, potencializam a qualidade da equipe e, principalmente, são bem mais sucedidas.

Com base nisto, apresentamos 5 benefícios que a política de inclusão pode proporcionar para sua empresa:

  1. Atração e retenção de talentos: A diversidade está relacionada ao respeito, promoção do bem-estar e melhores relações de trabalho, fatores estes que são atrativos tanto para os colaboradores quanto para quem almeja ingressar na organização.

  2. Aumenta inovação: Segundo estudos publicado em 2018 pela revista Financial Management, empresas que valorizam as diferenças como parte da cultura da organizacional, tem um maior número de patentes. O principal fator seria a criação de um ambiente no qual as ideias que são propostas partem de diferentes culturas, visões e experiências.

  3. Melhora a imagem da empresa: Quando a empresa entende seu papel social e incentiva a inclusão, ela se torna um exemplo para seus empregados e, consequentemente, é bem vista pela sociedade.

  4. Redução de Conflitos: Existe uma menor quantidade de conflitos em empresas que respeitam a diversidade. Isto se deve ao fato de haver uma política de convivência mais saudável em relação às diferenças, na qual os membros das equipes conseguem trabalhar com as divergências.

  5. Melhores Resultados: Empresas que possuem uma política de diversidade bem fundamentada, conseguem construir equipes altamente engajadas com a execução das atividades, contribuindo assim para o aumento dos lucros e melhores resultados.

Portanto, para que a organização consiga implementar a diversidade no ambiente de trabalho, é importante que o setor de Recursos Humanos, junto aos líderes, esteja disposto a assumir a responsabilidade de quebrar preconceitos e possíveis barreiras que venham a surgir na gestão de pessoas.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page