Banner 728x90..png

4 Grandes nomes da administração no Brasil e no mundo



Idalberto Chiavenato

Considerado o pai dos Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato é um nome de muito destaque em administração no Brasil e no mundo. Um dos motivos para ser considerado uma referência são as suas contribuições literárias que, ao todo, somam cerca de 30 livros publicados. Um dos livros mais conhecidos que teve Chiavenato como autor foi “Teoria Geral da Administração”, considerado uma “bíblia” para os administradores.


Peter Drucker


Peter Drucker foi um visionário que mudou os ramos da administração no mundo, o que lhe conferiu o título de pai da Administração Moderna. Duas de suas maiores contribuições para a administração foram: 1) A ideia da “gestão descentralizada”, que promovia a autonomia dos setores para obter maior rapidez das atividades e 2) O método de “Administração por Objetivos”, que tinha como objetivo fazer com que os líderes e seus liderados criassem juntos os objetivos a serem alcançados. Suas obras influenciaram grandes nomes como Bill Gates (fundador da Microsoft) e Henry Ford

(fundador da Ford Motor Company).


Frederick W. Taylor


Frederick W. Taylor foi o criador da Administração Científica, um modelo de administração que promovia a aplicação do método científico na administração. Seus maiores objetivos foram a racionalização do trabalho, eliminação de desperdícios e redução dos custos de produção, com o objetivo de alcançar uma melhor relação custo-benefício aos sistemas produtivos das empresas. Uma de duas maiores contribuições foi o “Estudo dos Tempos e Movimentos”, no qual as atividades deveriam ser medidas e registradas até que se chegasse a um modelo ideal a ser seguido, focando na racionalização do trabalho por parte dos operários.


Jules Henri Fayol


Fayol foi o criador da Teoria Clássica da Administração. Ele afirmava que administrar era um processo de tomar decisões e que essas decisões se agrupavam em 5 categorias: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Além disso, ele deixou como contribuição para a Administração os “14 princípios de Fayol”, que atuam como um direcionamento para os gestores de como eles devem desenvolver as suas atividades. Fayol exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento da administração como ciência.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.