Banner 728x90..png

5 livros que todo administrador deve ler


Dando segmentos as nossas homenagens ao Dia Nacional do Administrador, nosso sócio-fundador José Márcio Arcanjo junto a associada de consultoria Beatriz Lustosa, indicam 5 livros que todo administrador deveria ler. Salientamos a importância da leitura não só à atividade de consultoria em gestão, mas a todos que buscam estar continuamente em desenvolvimento. Por esse motivo, como forma de fortalecer nosso valor de “Desenvolver as pessoas”, compartilhamos 5 livros ligados a habilidades, conhecimentos e atitudes importantes aos administradores.


A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard de Robert Kaplan, David P. Norton

O livro em questão, escrito por Robert Kaplan e David P. Norton, mostra como o Balanced Scorecard, criado por eles, pode direcionar a organização rumos aos seus objetivos estratégicos. O Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de medição de gestão e desempenho e tem como principal objetivo desmistificar a ideia de que, para uma organização crescer, ela precisa focar apenas nos indicadores financeiros e contábeis. Dessa forma, o livro traz 4 perspectivas que norteiam a metodologia: perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, perspectiva dos processos internos e perspectiva do aprendizado e crescimento.

O príncipe de Nicolau Maquiavel

O Livro “O Príncipe”, escrito por Maquiavel, tem como objetivo orientar o príncipe Lorenzo de Medici a manter o seu governo, assim como conquistar novos principados. No livro, são citados vários exemplos sobre tomadas de poder, qualidades de um príncipe, a relação do príncipe com o seu povo, entre outros. “O Príncipe” possui 26 capítulos nos quais Maquiavel retrata os tipos de principados (bem como as diferenças entre eles), os alicerces do poder e as normas de conduta que um príncipe deve seguir. “O príncipe”, conceituado como o livro de maior destaque escrito por Maquiavel é, considerando o contexto e época que foi escrito, um clássico sobre liderança.

A estratégia do oceano azul de W. Chan Kim, Renée Mauborgne

O livro “A estratégia do Oceano Azul” é um dos livros de estratégias mais conhecidos no mundo. O conceito principal do livro é que a organização deve criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Os mercados tradicionais são caracterizados por competição de preços, diferenciação dos produtos e alta concorrência – o oceano vermelho. Em contrapartida, as empresas podem detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes – os oceanos azuis. É um livro que tem seu conceito focado no modelo de negócio da empresa e na inovação de valor que ela pode alcançar.

Muito além da sorte

Muito além da sorte, de Clayton Christensen, apresenta os conceitos da Teoria do Trabalho a ser Feito (Job To Be Done), que consiste em uma ferramenta para conhecer e analisar as necessidades dos consumidores. A ideia do livro tem o objetivo de mostrar que, quando um cliente realiza a compra de um produto, ele não está apenas adquirindo o produto ou serviço, mas comprando uma utilidade. Por meio de alguns estudos, o autor apresenta que, quando uma empresa entende qual o trabalho determinado produto realiza para seu cliente, ela consegue criar uma inovação de valor, satisfazendo as necessidades deles. Além disso, alguns estudos realizados pelo autor o levaram a criar uma pergunta que toda empresa deve realizar ao seu cliente: “Para qual trabalho você está contratando esse produto”. O livro busca expandir a visão do leitor acerca da percepção que ele possui dos seus clientes e da função que o seu produto realmente desempenha na vida dele.


O gestor eficaz de Peter F Drucker

No livro “O gestor eficaz”, Peter F. Drucker mostra como se tornar um gestor de sucesso. Um livro importante para os gestores que exercem função intelectual e de liderança e que tem como objetivo alcançar um desempenho acima da média. O foco de “O gestor eficaz” é mostrar o porquê e como os gestores podem ser eficazes, já que essa é a principal característica que ele pode possuir, segundo Peter Drucker. O livro contém 5 práticas essenciais para se atingir a produtividade máxima e se tornar um gestor eficaz, são elas: 1) Saber empregar bem o tempo, 2) Conduzir esforços para resultados, 3) Basear-se em suas forças e não em suas fraquezas, 4) Estabelecer e manter prioridades e 5) Tomar decisões eficazes.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.