Banner 728x90..png

Como a Ambev reformulou seu Programa de Trainee



Ficou para trás o tempo em que as organizações selecionavam seus candidatos apenas com base em seus conhecimentos técnicos e tinham um estereótipo específico do profissional ideal. Antes, para que uma pessoa pudesse concorrer a um alto cargo dentro da organização, a empresa exigia como requisito obrigatório ter, no mínimo, um segundo idioma fluente, experiência no exterior ou até mesmo graduação específica; sem levar tanto em consideração as competências comportamentais do candidato.


Um fator alarmante que reflete essa forma de recrutamento é a desigualdade na ocupação de cargos de alto nível, pois ainda existe uma baixa representatividade de pessoas negras, mulheres, homossexuais, de baixa classe social e deficientes nesses cargos.


Hoje, muitas empresas entenderam que adotar uma política de diversidade nas contratações é o caminho ideal para o sucesso da organização. Isso porque compreendem que existe uma desigualdade social no nosso país, que coloca em desvantagem muitos candidatos que têm potencial e estão em busca de uma oportunidade melhor.


Regida pelo mesmo pensamento, uma das maiores empresas em produção de bebidas do Brasil, a Ambev, resolveu modificar seu programa de trainee para o ano de 2021. A empresa tem como objetivo promover oportunidades para todos os candidatos, através de um processo seletivo mais acessível e que valorize a diversidade, quebrando o estereotipo do candidato ideal para firma.


O programa de Trainee da Ambev está focado em garantir uma experiência satisfatória ao candidato e proporcionar aprendizado contínuo. Os participantes do Programa Trainee terão a oportunidade de conhecer diferentes áreas do negócio e acompanhar de perto os processos de uma das fábricas da indústria cervejeira e suas operações no Brasil.


Atualmente, a empresa lançou o slogan “Além dos Rótulos”, frase que define o novo modelo do programa de Trainees, que tem como proposta conhecer peculiaridades de um candidato, que o currículo avaliar através de um game as competências comportamentais do candidato, bem como sua aderência a cultura da organização, e não apenas suas aptidões técnicas.


Para ser cada vez mais inclusivo nas oportunidades de início de carreira, a empresa resolveu aceitar estudantes de qualquer curso e não realizará mais teste de inglês, requisito que, até então, era obrigatório para a candidatura no processo. Além do fim do teste de inglês, a Ambev oferecerá para os novos contratados bolsas para estudar a língua inglesa.


Considerando ainda que nem todos os candidatos tiveram o mesmo nível de educação básica, o teste de raciocínio lógico será mais fluído e intuitivo, com menos foco em matemática.


E, para facilitar o processo de candidatura, a empresa criou uma plataforma de capacitação, com diversos conteúdos preparatórios, como vídeos com dicas, transmissões ao vivo com líderes da Ambev, bate-papos de autoconhecimento, recomendações de livros e podcasts que ajudarão os recém-formados durante as etapas de seleção.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.