Banner 728x90..png

Como um propósito definido pode ajudar na cultura organizacional


Simon Sinek discorre em seu livro, Comece Pelo Porquê, sobre a importância de uma organização ter um “porquê” definido e como isso pode mudar sua forma de pensar, agir, comunicar e inspirar as pessoas que a cercam dentro e fora do ambiente corporativo.

Um “porquê” definido está intimamente ligado ao propósito da organização e sua razão de existir, sendo capaz de construir uma cultura organizacional que pode ser expressa através de seus produtos, processos, valores, serviços e até mesmo a forma como trata seus colaboradores.


Para o autor, é importante que as empresas reflitam sobre o porquê fazem o que fazem. Por que determinado produto seria ideal para meu público? Por que meu público-alvo é esse? Por que os meus colaboradores deveriam estar felizes por trabalhar aqui? Por que existem tantos processos burocráticos? Esses são alguns dos questionamentos que podem revelar como está a cultura organizacional da empresa.


Uma empresa que transmite seu “porquê” com clareza, além de ser mais lucrativa, inovadora, se manter no mercado e ser admirada por seus empregados e consumidores, conseguem inspirar seus colaboradores oferecendo a estes um forte senso de propósito e pertencimento, ou seja, algo maior do que eles mesmos.


O autor recomenda iniciar a avaliação pela parte interna do círculo, que seria descobrir o PORQUÊ da organização, ou seja, sua missão, em seguida COMO ela consegue concretizar o seu proposito e O QUÊ seria o produto ou serviço que representaria o seu propósito.


Apple, atualmente é uma das maiores fabricantes de produtos tecnológicos do mundo, foi citada com um exemplo, na qual a sua missão, ou melhor dizendo, seu PORQUÊ, está em “Desafiar o Status Quo”, ou seja, a forma comum como as coisas são realizadas. E o seu COMO se refere a criar produtos lindamente projetados, simples e intuitivos de usar, até chegarmos a última fase do círculo, que seria O QUÊ a Apple faz para alcançar o seu produto, neste caso poderíamos citar o Iphone.


Ao analisar cada fase do Círculo Dourado fica muito mais fácil identificar o verdadeiro propósito da organização e como podemos concretizá-lo a partir de um produto ou serviço. Quando a empresa coloca em prática este método, se torna possível transmiti-lo de forma clara para colaboradores e clientes, a fim de fortalecer a cultura organizacional. Sendo assim, abaixo pontuamos a descrição de cada fase:

PORQUÊ: Como dito antes, é o propósito da organização, sua razão maior de existir. É o motivo pelo qual um cliente se torna fã da marca ou um colaborador veste a camisa da empresa, sendo capaz de fazer alguns sacrifícios.


COMO: São ações que a empresa utilizará para concretizar o propósito.

O QUÊ: É a concretização do seu propósito, que pode ser evidenciada através de um produto ou serviço. Por exemplo, se eu tenho uma organização, onde um dos meus valores é desenvolver meus colaboradores, eu posso oferecer bolsas de curso, treinamentos entre outros.


Essas três vertentes não podem ser conduzidas separadamente dentro da organização, antes para que a empresa garanta uma cultura organizacional baseada em seu propósito, é preciso que o PORQUÊ, COMO e o O QUÊ, estejam sincronizados. Uma empresa que apenas tem propósito, mas não sabe como executar e qual produto ou serviço oferecer, dificilmente conseguirá comunicar sua crença para as outras pessoas.


Conclui-se, portanto, que uma empresa que tem um propósito forte, conseguirá convencer investidores a investir no seu negócio, clientes a se tornarem leias a marca e, principalmente, terá colaboradores dispostos a oferecer um melhor trabalho, não pela empresa, mas pelo propósito maior.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.