Banner 728x90..png

Marketing de Interrupção e Marketing de Atração: Qual a melhor estratégia?


Em um cenário de intensa competição por atenção dos consumidores, as empresas precisam se reinventar e melhorar a capacidade de planejamento constantemente. Esse fato se estende a elaboração e execução de estratégias de marketing que captem a atenção e interesse do público, desperte sua atenção para que, finalmente, ele adquira ou produto ou serviço da empresa.


Desse modo, destacaremos hoje duas formas de utilizar as diversas estratégias de marketing que podem ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos: Inbound Marketing e Outbound Marketing.


O Outbound Marketing (marketing de interrupção) é conhecido também como “marketing tradicional”. Isso porque, durante muito tempo foi utilizado como única estratégia de marketing pelas empresas. Além disso, recebeu o nome “tradicional” com o advento do Inbound Marketing, principalmente com a utilização cada vez maior do Marketing Digital.

O Outbound Marketing consiste na elaboração, planejamento e execução de estratégias de marketing que “vão até o cliente”, ou seja, adota uma abordagem mais ativa e uma comunicação unilateral. Alguns exemplos mais tradicionais são os outdoors, panfletos, propagandas em rádios, televisão, jornais e revistas. Essa estratégia geralmente requer recursos financeiros maiores que o Inbound Marketing, porém atinge resultados mais rapidamente.


É válido salientar que não é por ser conhecido como “marketing tradicional” que o Outbound ficou no passado. Essa estratégia continua sendo muito utilizada e apresentando bons resultados. Além disso, foi passando por mudanças e se atualizando frente ao mercado digital em crescimento. A realidade atual é que as adaptações que o Outbound Marketing apresentou se refletem no desenvolvimento de novas formas de chegar ao cliente, além do desenvolvimento de novos recursos tecnológicos e segmentos de mercado específicos para realizar esse trabalho.


Alguns exemplos de utilização do Outbound Marketing nos meios digitais são, por exemplo, os anúncios nas redes sociais, anúncios no Google e envio de e-mail marketing.

A prova de que as estratégias de Outbound continuam apresentando bons resultados é que, segundo a pesquisa realizada pela TNS Research International, 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços lojas virtuais antes de realizar a compra.

O Inbound Marketing (marketing de atração) adota uma abordagem mais “passiva”. Isto é, direciona os esforços à atração e fidelização dos clientes através de uma comunicação interacional, que desperte o interesse do cliente, gerando assim um relacionamento entre as partes. Tem esse nome pois o objetivo principal dessa estratégia é fazer com que o cliente vá até a marca, ou seja, gerar uma atração. O crescimento da utilização dos meios digitais por parte dos consumidores trouxe a necessidade de uma abordagem de marketing diferente, que gerasse um relacionamento de longo prazo.


Uma estratégia muito aplicada de Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. Na prática, o Marketing de Conteúdo se apoia na criação de conteúdos como forma de atrair, estimular o interesse, despertar o desejo e, por fim, incentivar o cliente à ação. O Inbound Marketing geralmente necessita um investimento financeiro menor, é menos invasivo e ocasiona um relacionamento de longo prazo por estar constantemente gerando valor para o cliente. Mas, para isso, é preciso dedicar muito tempo para criação de conteúdos relevantes que fortaleçam a imagem da marca e ativem o gatilho de reciprocidade nos consumidores.


Não há como definir qual a melhor estratégia sem ter o entendimento do posicionamento da empresa e dos objetivos de marketing. O importante é entender qual estratégia mais se aplica a determinada campanha de marketing que a sua empresa pretende realizar. Além disso, é necessário salientar que as estratégias não são excludentes, ou seja, podem ser utilizadas em conjunto. O ideal é analisar o cenário atual da empresa, os recursos que possui e o objetivo da campanha ou da estratégia de marketing para que, só então, possa definir e estruturar a abordagem utilizada e alcançar os resultados efetivos.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.