Banner 728x90..png

Storytelling – aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas



O livro ‘’Storytelling’’ do escritor Carmine Gallo é dividido em cinco partes: storytellers que acendem nossa chama interior, que educam, simplificam, motivam e os que criam movimentos. Em cada uma das partes o autor revela as histórias, as ferramentas e os segredos dos casos de sucesso que utilizaram o Storytelling como meio de alcance de grandes resultados.

A arte de contar histórias nos ensina a recriar narrativas pessoais e contá-las de uma maneira que motive e inspire outras pessoas. Quem domina essa habilidade é capaz de dar vida a um significado através da comunicação. Para melhor entendermos o storytelling, iremos abranger os três pontos primordiais dessa prática: a transmissão de experiência, a comunicação e as técnicas.


1. Transmissão de experiência

Um bom storyteller honra suas narrativas e as trata como representação da sua história de vida. Eles não estão preocupados em reproduzir outros casos de sucesso, mas sim criar o seu próprio triunfo de maneira pessoal e única.


É inegável que as pessoas necessitam de dados para comprovar algo, mas os fatos de nada valem se não existir uma conexão com quem os apresenta. As pessoas são atraídas por quem possui autenticidade, uma vez que as histórias reais abrem espaço para as relações de confiança. É essa relação que os storytellers buscam ao contar suas experiências, ricas de personalidade e emoção.

Por isso, é de extrema importância que, antes de relatar algo, você saiba o que quer transmitir através da sua história e de que maneira ela poderá inspirar outras pessoas.


1. Comunicação


Sendo a comunicação o principal recurso dos storytellers, essa etapa é crucial para a consolidação de qualquer projeto, já que de pouco adianta idealizar algo e não conseguir se comunicar com o seu público e entregar aquilo que ele busca.

As pessoas estão interessadas em saber a respeito da utilidade das coisas na vida delas, de que forma aquela narrativa pode colaborar com a resolução de algum problema pertinente.

É de suma importância que em toda a apresentação sua linguagem seja clara e breve, de modo que todos compreendam e prestem atenção na mensagem. Storytellers por mais que possuam conhecimento de jargões e técnicas, não os utilizam em suas histórias, pois sabem que desta maneira suas ideias não vingarão.


2. Técnicas


As técnicas apresentadas no livro buscam auxiliar o desenvolvimento da comunicação e o domínio da prática, a fim de garantir a possibilidade do surgimento de storytellers aptos a conquistar o sucesso. Quem desenvolve essa habilidade possui uma crença inabalável em si mesmo e coloca seus projetos em ação com otimismo e confiança.

Os métodos de comunicação mais utilizados no storytelling são:


· Técnica da narrativa clássica: uma boa história possui um início simples (algum evento ou fato), a ocorrência de um momento de dificuldade e a transformação da experiência ruim em aprendizado.


· Regra dos três: durante a narração, é importante destacar os três principais pontos do discurso, pois a técnica revela que a mente humana só é capaz de lembrar de três a sete coisas em um curto prazo. Por isso, usar essa regra nas histórias fará com que as pessoas lembrem da mensagem-chave e partam para a ação mais rapidamente.


· Analogias e metáforas: associar a informação com coisas presentes no cotidiano ajuda as pessoas a compreenderem melhor o que você deseja transmitir.


· Quebra de expectativa: grandes storytellers tiram nosso cérebro da zona de conforto, quebrando um padrão negativo de apresentação, atraindo com êxito a atenção do público.


Nenhum storyteller nasceu pronto, todos eles passaram por processos de aprendizado e prática. É necessário treinar as técnicas e compreender o conceito da arte de contar histórias para se comunicar de maneira natural e eficaz.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

Acesse o mapa de nosso site

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Formações

Modelo de Gestão por Resultados ® - MGR

Copyright © 2019 Arcanjo & Company. Todos os direitos reservados. Arcanjo Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Humano Ltda. CNPJ: 20.772.110/0001-89.

Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2936, sala 1303, Espinheiro, Recife - Pernambuco CEP 52020-000.