top of page

As vantagens competitivas de realizar uma pesquisa de mercado


O segredo do sucesso progressivo de um produto ou serviço se deve a quantidade de informações que o idealizador do produto ou serviço possui. Ponderar a viabilidade do investimento é essencial para garantir o êxito das vendas e a melhor maneira de estimar essa efetividade é através de uma pesquisa de mercado.

Uma pesquisa e análise eficiente do mercado é capaz de:

  1. Indicar um nicho adequado de atuação – Através da análise de mercado, pode-se obter informações como o cenário ideal, se tratando do local de comercialização do produto ou serviço e até o que será ofertado. Isso potencializará o sucesso do negócio e direcionará os investimentos das partes interessadas, reduzindo riscos e custos.

  2. Identificar o público-alvo – Determinar quais são os consumidores em potencial irá fortalecer o processo de vendas e aumentar os lucros da organização.

  3. Levantar dados sobre os concorrentes – Conhecer o contexto no qual se pretende atuar ou já atua, mudará a percepção acerca do desenvolvimento da estratégia do negócio, bem como o planejamento e ações de marketing.

  4. Analisar a satisfação e as necessidades dos consumidores – Identificar as dores e interesses dos clientes aperfeiçoará as vendas do produto ou serviço, uma vez que será possível atingir e satisfazer diretamente as exigências dos compradores.

  5. Estabelecer um posicionamento da marca – Garantir que as pessoas irão reconhecer o que a empresa vende e como ela se posiciona, aumentará o espaço que ela ocupa no mercado, evitando as preocupações causadas pela perda de clientes.

Esses conhecimentos não irão apenas limitar os riscos existentes, mas também trazer mais segurança para suas decisões e assegurar a longevidade para seu negócio. O mercado está em constante mudança e se adaptar frequentemente pode ser um desafio que, apenas com as informações adequadas, será possível superar.

Diante desse cenário e da necessidade de garantir vantagem competitiva, a pesquisa de mercado atua como alicerce das novas oportunidades e se torna um item essencial para a sobrevivência e o sucesso de um produto ou serviço.

Uma empresa que valoriza a durabilidade do seu negócio não rejeita e ideia de realizar uma pesquisa de mercado. Evitar problemas futuros - como queda das vendas, custos elevados, perda de espaço no mercado e insatisfação dos consumidores – é tão importante quanto encontrar soluções para os obstáculos que surgem durante o período de atividade da organização.

Tendo em vista todas as vantagens proporcionadas pela pesquisa de mercado, é válido salientar que ela surge como um investimento que promete inúmeros benefícios e consequências positivas para a empresa, tais como: o aumento do faturamento, a fidelidade dos clientes, a ampla divulgação da marca e um sucesso perpétuo.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER

SEMANAL

bottom of page